Consciência Política: a força de uma ideia coletiva

Há cerca de um mês, o Observatório Social de Machado, em parceria com as Escolas do Município de Machado/MG, iniciou um Projeto Educativo que tinha como objetivo promover a consciência política através de um concurso de Redações com tema: “Cidadania e Voto Consciente”.
Foram recebidas 402 (quatrocentas e duas) redações no total. Destas, apenas 24 (vinte e quatro) participaram da fase final, que ocorreu nesta terça-feira (02/11/2018). Entretanto, ainda que todos os alunos classificados tenham recebido um certificado de participação, apenas 3 (três) foram selecionados para concorrer a prêmios de melhor redação.
Andy Bacha – aluna do IFSULDEMINAS – câmpus Machado – é estudante do 3° (terceiro) ano do Ensino Médio Integrado ao Técnico em Alimentos e conquistou a 2° colocação com a redação “Estado Democrático de Direito e Autonomia”.
Além disso, a jovem demonstrou o quanto a politização é importante, ao afirmar, logo após receber o troféu, que “Os jovens são o futuro da nação. São eles que irão elaborar novas leis e farão o país funcionar em alguns anos. São eles que irão cuidar dos mais jovens e mais velhos. A educação política e a consciência do voto mostra-se, portanto, de relevância inquestionável e de extrema importância”.
As estudantes Victoria Abreu – 3° (terceiro) ano do Ensino Médio Integrado ao Técnico em Informática – e Maria Luíza Carvalho – 1° (primeiro) ano do Ensino Médio Integrado ao Técnico em Informática – , ainda que não tenham se classificado entre três primeiras colocações, conquistaram um lugar entre os 24 (vinte e quatro) melhores colocados, respectivamente com as redações “Voto e Consciência Política” e “Em busca de melhorias”.
O professor orientador, José Pereira, que ministra aulas de redação e língua portuguesa no IFSULDEMINAS também foi premiado com o 2° (segundo) lugar no que se refere a orientação, consequência de ter orientado a aluna Andy Bacha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *