Jornada no IF

O que sabemos é uma gota; o que ignoramos é um oceano. Diante da vasta produção científica e artística apresentada nos dias 8 e 9, quarta e quinta-feira, respectivamente, na 9ª Jornada Científica e Tecnológica e 6º Simpósio de Pós-graduação, essa frase de Isaac Newton encaixa-se perfeitamente.

Afinal de contas, aos que estiveram presentes, foi possível encontrar de tudo. Inclusão digital. Riqueza de vespas. Educação sobre parada cardíaca. Literatura e Geografia. Evasão Escolar. Práticas pedagógicas inovadoras. Microbiologia. Reutilização de resíduos tecnológicos. Eficiência de fungicidas.  Aprendizado de Máquina e Inteligência Artificial.

Os dois dias da Jornada conseguiram reunir esses e muitos outros temas em um só lugar: o Instituto Federal – Campus Machado. Ao todo, foram 481 trabalhos, divididos entre apresentações orais/pitch/sigilo, que foram realizadas em salas do Prédio Laranja, e apresentações em pôsteres, distribuídas no Poliesportivo.

Além das apresentações, que ocorriam após o almoço, o evento também proporcionou aos participantes um Café Cultural no início de cada dia, um teatro, três palestras e, ao fim, um café de encerramento.

Os autores, orientadores e ouvintes eram de várias instituições de ensino, como a UFLA, a Unifei, a Unifal e, dentre os Institutos Federais: Inconfidentes, Machado, Carmo de Minas, Pouso Alegre e Muzambinho. A equipe de organização, por sua vez, foi composta de alunos e servidores do Campus Machado.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *